A Importância dos Vinhos na Cultura de Portugal
Portugal é um país com uma história rica e tradições profundas. Tem no vinho uma parte indissociável da sua cultura e desde os tempos antigos, a produção e o consumo de vinho têm desempenhado um papel central na vida dos portugueses.
Este artigo que agora escrevo, explora de forma simples a importância dos vinhos na cultura de Portugal.
Quando pensei em escrever sobre este tema, decidi que a melhor forma para o apresentar seria em tópicos, que destaco como características. Características essas, culturais, que unem Portugal a esta bebida milenar, o vinho.
História e Tradição Vitivinícola
A tradição vitivinícola de Portugal remonta a mais de dois mil anos, quando os romanos introduziram a viticultura na Península Ibérica.
A longa história de produção de vinho em Portugal resulta em técnicas de vinificação, associadas a uma grande diversidade de castas, que foram desenvolvidas e melhoradas ao longo dos anos, por técnicos que procuraram sempre o saber fazer melhor.
Cada região do país tem as suas próprias tradições e estilos de vinho, refletindo a diversidade cultural e climática de Portugal.
Património Cultural e Imaterial
O vinho em Portugal é sinónimo de riqueza cultural. Como exemplo disso, em época de vindima as festividades são um exemplo das tradições que remontam a séculos de existência.
Além de ser um período que marca a colheita das uvas é também uma excelente ocasião para celebrar em comunidade. Em muitos casos, as famílias e amigos aproveitam os fins de semana para reunir mão de obra, para ajudar no corte das uvas. Trabalho que é depois recompensado pela presença de todos no almoço e jantar.
Gastronomia e Vinhos
A gastronomia portuguesa é uma excelente companheira do vinho. Em cada região do país cozinham.se pratos típicos que são uma harmonização perfeita com vinhos locais.
Desde o Bacalhau à Brás com um Vinho Verde, até ao Cozido à Portuguesa acompanhado por um robusto tinto do Dão, o vinho é por si só o elemento essencial na mesa dos portugueses.
Esta arte de harmonizar vinhos com refeições, é uma tradição passada de geração em geração, que tem vindo a ser conseguida pela experiência e parcerias entre produtores de vinho, enólogos, cozinheiros e chefes de cozinha.
Economia e Desenvolvimento Regional
Como parte vital da economia portuguesa, a viticultura marca importante destaque, com um foco especial nas localidades rurais. As vinhas que criam das mais belas paisagens do país, são uma importante fonte de trabalho e desenvolvimento regional. E é como base nessa evolução, que a produção de vinhos de qualidade permite desde há uns anos a esta parte, posicionar Portugal no mapa mundial de produção dos melhores vinhos.
Este avanço tem cativado pessoas de todo o mundo e com isso, atrair o turismo e o investimento.
Identidade e Orgulho Nacional
No seguimento desse progresso, o vinho português é também considerado um símbolo de identidade e orgulho nacional.
A qualidade e singularidade dos vinhos portugueses são motivo de orgulho para os portugueses, que veem na viticultura uma arte que representa a origens da terra e das gentes que nela habitam e como tal, diversos vinhos, são neste momento vistos como verdadeiros embaixadores de Portugal no estrangeiro.
Cada garrafa de vinho português tem uma parte da história, dedicação, conhecimento e paixão de Portugal.
Enoturismo
No desenvolvimento das regiões, Portugal tem vindo a consolidar-se como um destino de enoturismo de renome.
Nas 14 regiões vitivinícolas de Portugal, existem quintas, herdades e adegas que tiveram a capacidade para criar estruturas que permitem, neste momento, oferecer experiências únicas a quem as visita.
Nesses locais, os visitantes podem aprender sobre o processo de vinificação usado na produção do vinho, participar em provas de vinhos e até simularem eles próprios, a produção de um lote de vinho.
A toda esta aprendizagem está a associada a hospitalidade portuguesa, que todos sabemos é a de saber receber bem.
Outro fator importante são as rotas dos vinhos existentes nas diversas regiões produtoras.
A Rota dos Vinhos Verdes, a Rota do Vinho do Porto, a Rota dos Vinhos do Dão, a Rota da Bairrada, a Rota dos Vinhos do Tejo, a Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, a Rota do Vinho do Alentejo, são atrativos turísticos que combinam a beleza natural com a cultura do vinho.
Sustentabilidade e Inovação
O testemunho da sustentabilidade na produção de vinho em Portugal está cada vez mais presente nos pensamentos e nas acções dos produtores.
Afirmam a sua vontade de crescimento, na adoção de práticas agrícolas sustentáveis, de maneira a preservar o meio ambiente e garantir a qualidade do solo e das vinhas para as futuras gerações de produtores.
A intervenção nos solos de forma a protege-los da erosão, a plantação de castas de acordo com o seu comportamento no solo e a condução da planta da videira, são apenas alguns dos factores que são trabalhados de forma atenta pelos viticultores.
Também a inovação na vinificação, com a introdução de novas tecnologias e técnicas, tem permitido a criação de vinhos únicos e de alta qualidade que não só mantêm a tradição, como também apresentam uma visão focada no futuro.
Em resumo
Portugal e o vinho estão intrinsecamente ligados por uma relação que atravessa séculos.
A importância do vinho na cultura portuguesa é evidente em cada aspecto da vida do país, desde a gastronomia à economia, até às tradições e turismo, o vinho é uma parte viva da identidade cultural de Portugal.

